Feeds RSS
Feeds RSS

15.6.05

DIAGNÓSTICO II - CRANIOSTENOSE SAGITAL

A craniostenose é o fechamento prematuro das suturas cranianas, para facilitar a passagem no parto normal pode ocorrer o deslizamento de alguns ossos da calota craniana sobre os outros, no caso de Maria Eduarda , que nasceu de parto cesáreo, essa cavalgadura se soldou ainda no útero, quando o normal é soldar por volta do 1º ano para permitir o aumento de volume e desenvolvimento do cérebro.
Nesses casos exite um risco enorme de pressão intra-craniana o que provocaria sérios e irreversíveis danos.
A indicação é cirúrgica, então fomos encaminhados à um neurocirurgião em Salvador , que diagnosticou a craniostenose sagital - partindo da fontanella (moleira) sagital até a base do crânio - e nos orientou a esperar até o 6º mês pois teria um teto hemodinâmico melhor , visto que em cirurgias nesta área de grande irrigação se perde muito sangue, e aos seis meses ela reagiria melhor e além disso , disse ele, ela poderia absorver e não precisar do procedimento!
Enfim, relaxamos muito e devo dizer com uma ponta de culpa no coração, que relaxamos até demais...... ! Apesar da insistência do meu pai e do meu pediatra em fazer a cirurgia até no máximo o seu 3º mês de vida!
Tudo na nossa vida girava em torno dessa cirurgia! Foram 4 meses de ansiedade e consultas mensais onde o neurocirurgião apenas media o perímetro cefálico , até que marcamos para o dia 18 de fevereiro de 2004 - ela estaria com 6 meses e meio.
Antes fizemos uma tomografia computadorizada de crânio com reconstrução tridimensional que serviria como "mapa" para a cirurgia!
Em de 17 de fevereiro, no dia anterior à cirurgia nos internamos no Hospital San Rafael por orientação médica para que fossem feitas avaliações pelo pediatra e anestesista!
Chegou o dia! Estávamos muito nervosos, na noite anterior eu tive uma crise nervosa, chorei a noite inteira , estava muito angustiada, não conseguia sentir paz ! E nesse clima fomos pro hospital!

1 comentários:

Anônimo disse...

Oi mamãe achei sem querer seu blog qdo eu estava fazendo uma pesquisa sobre cranioestenose . Nossa fiquei muito feliz em ver que a sua filhinha é linda e passa muito bem. Alem dela tambem ter sido uma lição na vida de vcs . A minha sobrinha Lara tb esta sendo diagnosticada com esta doença e ver a sua pequena bem me enche de esperanças que a minha pequena tb ficará .Beijokas e é muito bom ver este "exemplo" de vida muito obrigada