Feeds RSS
Feeds RSS

15.6.05

DIAGNÓSTICO I - SÍNDROME

Assim que saiu da sala de parto seu papai desceu correndo pro berçário prá te esperar, chegando lá recebeu o recado de que a equipe médica o esperava no centro cirúrgico com urgência. Ele ficou atordoado achando que alguma coisa tinha acontecido comigo ou com você, mas elas queriam dar uma notícia:
Disseram que você tinha uma síndrome, pois nasceu com craniostenose, e praticamente fecharam o diagnóstico dizendo que hoje em dia a sociedade aceita muito bem essas crianças, que podem inclusive estudar em escolas comuns.
Ele ficou tão desesperado, estava sozinho, não podia contar comigo.... que estava ainda propositalmente dormindo no centro cirúrgico! Passou a noite em claro e somente no dia seguinte contou à Vovó Edinha, Tia Mi e Tio Gil que estavam lá com a gente, enfim, uma loucura!
Mas, à vista de todos você não parecia absolutamente uma criança sindrômica, e por isso , o papai chamou o chefe da neonatologia do hospital prá te examinar e o parecer dele foi que você tinha todos os reflexos neurológicos e que essa "soldadura" no crânio deve ter sido postural, durante a gravidez, mas dentro de 3 ou 4 meses isso voltaria ao normal.
Fiquei sabendo de tudo depois que tivemos alta...... Foi muito desgastante, porque nunca estamos preparados para receber esse tipo de notícia.
Sentamos eu e o papai e decidimos que iríamos nos manter calmos e procurar pesquisar, ir aos melhores médicos e descobrir tudo direitinho, mas que se o diagnóstico sindrômico fosse confirmado iríamos agradecer a Deus por ter nos escolhido para te receber assim! Te amávamos muitíssimo independentemente de qualquer coisa e, começamos a conversar com você e te explicar o que estava acontecendo, você nos olhava como se tivesse entendendo tudo!
Dalí partimos para a nossa peregrinação: Primeiro fomos procurar Dr. Hermes Carrijo da Fundação de Neurologia e Neurocirurgia Instituto do Cérebro que mais uma vez nos tranquilizou em relação à síndrome e nos encaminhou para a Dra. Betânia - geneticista - que confirmou a impressão de Dr. Hermes e pediu o cariograma para descartar definitivamente essa possibilidade.
Aguardamos 60 dias o resultado do cariograma que confirmou o que víamos na prática: Graças à Deus nenhuma síndrome! A sua craniostenose veio isolada!
Não temos palavras para agradecer aos dois: Dr. Hermes e Dra. Betânia que foram tão carinhosos conosco, nos confortando durante esse período angustiante de dúvidas!
Quando essas coisas acontecem ficamos sempre nos perguntando o porquê , quase que farejando uma culpa e perguntei à Dra. Betânia sobre alguns fármacos que tinha usado (isotretinoína - para a pele) e tintura para cabelo com amônia e ela me disse que apesar dos salões de beleza afirmarem que não há contra-indicação a amônia é uma das substâncias que pode dar alteração de cariótipo, portanto mãezinhas vaidosas.... o risco não vale à pena!!!

0 comentários: